top of page
  • Foto do escritorspnaturalogia

Resiliência

  1. a nossa situação é a pior de todas, os nossos problemas são maiores do que os de toda a gente,

  2. tudo á nossa volta não funciona e a cor da nossa situação é negra,

  3. nunca ninguém nos poderá entender,

  4. porque é que só nos acontecem situações negativas na nossa vida

  5. estamos sozinhos a lutar contra todas as adversidades da vida

  6. não temos capacidade de lutar mais e só nos apetece desistir de tudo

  7. estamos sufocados ou bloqueados com a teia de situações em que estamos enrolados Isso é seguramente verdade, se tudo a que dermos atenção forem (entre outras):

  8. as nossas próprias situações,

  9. os nossos problemas,

  10. pensamentos sobre a incapacidade e escassez de recursos para resolver as questões e os desafios que temos pela frente

  11. pensamentos sobre que estamos realmente sozinhos e que ninguém nos pode ajudar

  12. situações do passado onde tudo correu mal Ao proceder desta forma, que pode ser a nossa forma habitual de reagir aos problemas e desafios, estamos, sem o saber, a fortalecer grandemente a nossa incapacidade de agir, e a fazer com que nos sintamos cada dia pior, a cada dia que passa parece que os problemas aumentam e tudo o que é mau vem ter connosco. Só que: Todos nós temos algo em comum com todas as pessoas e nunca ou quase nunca pensamos sobre isso! Todas as pessoas já passaram por situações complicadas na sua vida:

  13. Ou alguns dos seus pais ou familiares já morreram

  14. Ou tiveram uma infância difícil, seja a nível pessoal ou financeiro

  15. Ou foram despedidos da empresa onde trabalhavam

  16. Ou os seus casamentos ou relações acabaram

  17. Ou são filhos de pais separados

  18. Ou estão a passar agora por situações desafiantes a nível emocional, de relacionamentos ou financeiro,

  19. Ou têm doenças graves ou limitações físicas complicadas

  20. Etc. Como disse Einstein, “Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos. “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Em resumo, para que consigamos ver a luz no meio das trevas, nos consigamos erguer e ter energia, motivação e capacidade de enfrentar as situações, é útil treinar a nossa capacidade de sermos resilientes e de resistir, mesmo que estejamos no meio das condições mais adversas que já possamos ter imaginado. O que é necessário, é que tenhamos consciência de que muitas vezes nos deixamos bloquear pelas situações por pensarmos demasiado nelas, passamos muito tempo na nossa cabeça a imaginar os piores cenários possíveis, e com isso aumentamos exponencialmente as nossas situações de ansiedade, que até pode tornar-se em pânico. É útil entender que muitas vezes “fazemos” filmes na nossa cabeça, e que isso é natural, é a forma do nosso cérebro e mente funcionarem e nos alertarem para perigos e ameaças que enfrentamos. Se nos deixarmos levar por isso ou nada fizermos, estamos a prolongar o nosso próprio estado de incapacidade de actuação. Muitas vezes é preciso parar e encontrarmos forma de aumentar a conexão connosco mesmo, com as pessoas que nos rodeiam, sejam família ou amigos, e com o mundo que nos rodeia. Há com certeza pelo menos uma solução para os nossos problemas, temos é que passar a pensar mais em soluções e a colocar em prática novas formas de actuar – actuarmos mais uma vez da mesma forma, da nossa forma habitual de lidar com as questões, desafios e problemas não vai ajudar! Muitas vezes é no silêncio e na imaginação que se encontra a solução. Citando Einstein novamente: “Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.” A resiliência vai-nos permitir alterar o nosso paradigma de “Ver para crer” para “Querer para ver” “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe por provar o contrário.” Eu acredito que é possível ultrapassar os meus obstáculos e ter uma vida mais feliz, na companhia das pessoas que são importantes para mim. E tu, atreves-te a duvidar que o que enfrentas não é impossível de se resolver?

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Almeirão, por Miguel Boieiro

Quem é da chamada “Zona do Pinhal” (Sardoal, Vila de Rei, Sertã, Oleiros…) está familiarizado com este vegetal que proporciona agradáveis saladas crudívoras. No meu caso, foi através da família da min

bottom of page