top of page
  • Foto do escritorspnaturalogia

O meu ponto de vista acerca da Imunidade – Natureza do Ser Humano

  1. Aquisição de produtos em estabelecimentos de venda de produtos provenientes de Agricultura Biológica;

  2. Regime alimentar sem ingestão de alimentos refinados - tratados por processos químicos;

  3. Abandono dos consumos de: Carne e peixe; todo e qualquer alimento que contenha açúcares refinados; café, tabaco, bebidas alcoólicas, refrigerantes; todos e quaisquer derivados do leite - manteigas, leite de vaca, de cabra, queijos, entre muitos outros; sal de mesa refinado; açúcar branco, amarelo ou mascavado, drogas e medicamentos produzidos em laboratório, à base de químicos, entre outros produtos que possam ser considerados nocivos à saúde humana.

  4.  Pequeno almoço à base de frutas (biológicas, de preferência), batido e misturado a frio no qual se poderão incluir sementes de linhaça (moídas – a consumir, num prazo de 10 minutos), sementes de chia, bagas goji, espirulina, entre outras combinações possíveis.

  5. Beber ou gargarejar sumo de limão (biológico), diluído num copo de água.

  6. Raspar cascas de limão num batido das frutas ou em flocos de aveia ou de cevada, cozinhados, ao pequeno almoço.

  7. Confecionar frequentemente refeições ao almoço e/ou jantar, em que o alimento de base no prato é cereal, acompanhado de vegetais, leguminosas e alguns alimentos crus - saladas. É prática habitual a presença de Arroz Integral Biológico no prato, pois no que se refere a hidratos de carbono, considero ser o cereal mais benéfico para a manutenção de uma boa condição física.

  8. Tendo como premissa a prática destes conselhos alimentares, hoje apetece-me dar relevância a um produto biológico que considero ter propriedades milagrosas! Tem o bonito nome de "AMEIXA UMEBOSHI". É comercializada em puré ou ameixa seca fermentada, sendo esta última a minha preferida e pode encontrar-se à venda em lojas de Produtos Biológicos. ******************************************************************************** Trata-se de uma ameixa japonesa, submetida a um processo natural de secagem e fermentação em Flor de Sal, durante um período de 2 anos. Após este tratamento, desenvolve propriedades altamente terapêuticas e benéficas para a saúde do ser humano. Tem a particularidade de ser muito salgada e com um paladar algo invulgar - pode dizer-se que nem é amarga, nem doce, mas produz excelentes resultados, mesmo se ingerida em pequenas quantidades! No meu caso, adoptei a boa prática da ingestão matinal, em jejum, uns 15 minutos antes da 1a refeição do dia e só sei que me faz sentir muito bem, para começar o dia. Excelente para constipações, gripes, complicações digestivas, naúseas, problemas intestinais, intoxicação alimentar ou medicamentosa, falta de apetite, diarreia e obstipação, stress, fadiga física ou mental e é ainda benéfico para o fígado, vesícula biliar, rins e bexiga. O seu consumo moderado reequilibra o organismo, revigora o sistema imunológico e é anti-oxidante, auxilia as digestões e potencia a assimilação de nutrientes. Para além disso, produz uma ação antibiótica, anti-séptica e desintoxicante. Não é aconselhada para grávidas, lactantes ou bébés, devido ao seu elevado teor de sal. É ainda desaconselhável a hipertensos, ou a pessoas que sofram de acidez estomacal ou de candidíase. Neste último aspecto, partilho a mesma opinião da autora do texto do site que indico nesta ligação e cuja leitura, recomendo para melhor compreender os benefícios desta admirável Ameixa. Os bons hábitos e costumes não são só no plano material, também podem ser, a nível mental e espiritual. São boas práticas, yoga, chi-kung, a massagem shiatsu, práticas de exercício físico,ouvir música, cinema, leitura, conferências, enfim fazer aquilo que nos agrada, para eliminar o "stress" do dia a dia. Para finalizar recomendo o seguimento destes conselhos e boas práticas a todos os que quiserem. Ninguém é forçado a nada, mas se puderem, façam uma prática diária e habitual, não se fiquem pelas palavras. Deixo-vos com esta bonita expressão: A imunidade não se compra, conquista-se. Um muito obrigado João Palma

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page