top of page
Confirmar Presença

Do Pinhal das Areias ao Sapal das Hortas - Alcochete

domingo, 24/09

|

Alcochete

Reserva classificada, vegetação típica, centro de criação de burros mirandeses e outros atrativos. Miguel Boieiro, explicará, o historial do espaço e identificará as espécies botânicas. Saída para o Sítio das Hortas e respetivo sapal, onde é possível divisar as aves migratórias da Reserva Natural.

O registro está fechado
Ver outros eventos
Do Pinhal das Areias ao Sapal das Hortas - Alcochete
Do Pinhal das Areias ao Sapal das Hortas - Alcochete

Horário e local

24/09/2023, 09:30 – 15:30

Alcochete, Alcochete, Portugal

Sobre o evento

09:30 h - Concentração dos caminhantes na entrada principal do Freeport (junto à paragem das carreiras da Carris Metropolitana) para o registo a fim de se comunicar à empresa seguradora;

Quem vier de Lisboa (Gare do Oriente) de autocarro, tem a carreira 4703 da Carris Metropolitana que sai do cais 24 C, às 08:30 h.

10 h - Início da caminhada, atravessando o "outlet" Freeport para entrar no parque natural do Pinhal das Areias, anexo ao empreendimento comercial.

 Efetuar circuitos em percurso sinalizado com placas informativas.

Informações sobre o contexto histórico e vegetativo do Pinhal e suas imediações.

Visita ao centro asinino para observação de burros de raça mirandesa.

11:30 h - Saída para o Sapal das Hortas para percorrer trilhos onde predominam plantas halófitas.

12:30 h - Visita ao Museu da Casa da Malta, organização regionalista de Alcochete.

13 h - Almoço piquenique no sítio das Hortas onde existem mesas, assentos, abastecimento de água potável e casa-de-banho. (Cada pessoa levará o seu farnel).

14:30 h - Quem pretender regressar, dispõe de estrada alcatroada com cerca de 1, 2 km que conduz diretamente à Av. Canto do Pinheiro e a uma paragem de autocarros.

 O percurso prossegue para norte sempre pela praia até ao antigo estaleiro do Garrancho. Há, no caminho, abundante vegetação e o piso é composto, em vários troços, por calhaus rolados o que obriga a caminhar vagarosamente. Serão prestadas informações sobre a importância ambiental, paisagística e histórica do citado percurso

15 h- Entrada na Azinhaga do Forno-da-Cal para regressar à avenida principal (cerca de 1 km).

Chegados à avenida, temos a cerca de 150 metros, a paragem dos autocarros para a Gare do Oriente (horários previstos: 15:50 h, 16:50 h...). Há também carreiras diretas para Montijo, Barreiro e Setúbal.

Os sócios ficam isentos de qualquer pagamento. Os não sócios terão que pagar 3 euros para ocorrer às despesas do seguro.

Compartilhe esse evento

bottom of page