“Donde vêm as nossas doenças” – Biblioterapia

“Biblioterapia: Ler para viver melhor”

Apresentam-se excertos de livros ou revistas, que pela informação que contêm, possam contribuir de alguma forma a ter melhor Saúde.
Representam opiniões dos autores, que podem ou não ter sido refutadas por conhecimentos mais recentes e que de qualquer das formas, cada um deve sempre verificar a sua adequação ao não, à sua saúde e situação pessoal. Em caso de dúvida, sugere-se o procura de aconselhamento por parte de profissionais de saúde.

O artigo abaixo, “Donde vêm as nossas doenças” foi publicado na revista Natura em outubro de 1978.

Falecimento de António Cardoso

ANTÓNIO JOSÉ MONTEIRO CARDOSO, Sócio nº 29, nasceu em 2/12/1929 e desde muito jovem abraçou a causa do naturismo. Não há registos da data da sua filiação na Sociedade Portuguesa de Naturalogia. Sabe-se apenas que na década de 40 do passado século já exercia cargos diretivos na Sociedade.

Dedicou a sua vida a defender e praticar o vegetarianismo e a divulgar as leis da saúde natural. Prestigiou sempre a SPN através do seu exemplo de professor estudioso em várias áreas, partilhando generosamente os conhecimentos que foi adquirindo ao longo da vida.

Foi professor de mentalismo, numerologia, magnetismo, radiestesia e realismo fantástico, entre outras disciplinas que exerceu dentro e fora da instituição.

Organizou e coordenou durante várias décadas as célebres conferências dos sábados à tarde, convidando ilustres personalidades em todos os ramos do saber.

Foi Presidente da Assembleia Geral, presidente da Direção e exerceu variadíssimos cargos nos Corpos Gerentes da SPN.

Em 1912, ano do centenário da nossa instituição, publicou “A Sociedade Portuguesa de Naturalogia e o Naturismo em Portugal” que constitui um memorial único sobre a vida da Sociedade em tempos recuados, pormenorizando as suas dificuldades e vicissitudes, bem como os anseios e sonhos que nessas duras épocas se perfilavam.

António Cardoso é, sem dúvida, pelo prestígio que alcandorou, dentro e fora do País, uma referência perene da Sociedade Portuguesa de Naturalogia.

A Assembleia Geral da SPN, realizada em 11/03/2020, aprovou por unanimidade e aclamação a atribuição de Sócio Honorário a António José Monteiro Cardoso.

Biblioterapia – Ler para viver melhor

Os textos que escolhemos, são da revista “Natura”, de novembro de 1971. Representa opiniões dos autores, que podem ou não ter sido refutadas por conhecimentos mais recentes e que de qualquer das formas, cada um deve sempre verificar a sua adequação ao não, à sua saúde e situação pessoal.

  • Palestra à distância - “Os Três Pilares do Bem-Estar”, por Joaquim Reis | 18 julho | 15H