Atividades-detalhe

Colaborador: André António
Horário: Segundas-feiras às 18h

Chi Kung Terapêutico

O Chi Kung Terapêutico é um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa. É a arte de regular corretamente a energia do nosso corpo e consiste num conjunto de exercícios físicos, de respiração e de meditação que, promovendo uma respiração profunda e tranquila, têm diversos efeitos benéficos para a saúde e bem-estar. Tendo por base os princípios filosóficos do Taoísmo, os movimentos lentos, suaves e redondos e contínuos do Chi Kung representam uma forma de meditação.
As aulas em grupo terão uma finalidade terapêutica de promoção da saúde e do bem-estar, revelando efeitos benéficos:
- Ao nível das articulações, melhorando a mobilidade
- Ativando a circulação sanguínea
- Corrigindo a postura, melhorando o equilíbrio e a coordenação motora
- Aumentando a flexibilidade
- Promovendo o relaxamento mental e físico e combatendo o “stress”
- Promovendo uma sensação de maior vitalidade e bem-estar geral

Desde que comecei a ensinar Chi Kung Terapêutico em 2008, adquiri ampla experiência de ensino com alunos de todas as idades. Sendo adaptada à condição física de casa pessoa, esta prática promove a saúde e o bem-estar, sem implicar esforço ou risco de lesão. Para além do bem-estar físico e emocional e da tranquilidade mental, a prática de Chi Kung é feita em grupo, assumindo-se como um espaço de convívio com os outros, essencial para a saúde e para a felicidade do ser humano.



Colaborador: António Cardoso
Horário: Uma vez por mês

Conferências e seminários

Várias temáticas e conferencistas.
Orientação e contacto: Dr. António Cardoso
A conferência é seguida de jantar de confraternização facultativo (refeição vegetariana) em homenagem ao orador. A refeição é composta por sopa, prato, sobremesa e chá – € 10,00



Colaboradora: Elsa Sardinha
Horário: Inscrições abertas - Aulas serão às quintas-feiras às 18h30, em data a anunciar

Tai Chi Chuan

Tai Ji Quan - Arte marcial interna que surge no século XIX na China, designada como meditação em movimento. Começou por se chamar “ Punho de Algodão”, devido à aparente suavidade e tranquilidade com que se executavam os movimentos.
O Tai Chi Chuan visa o desenvolvimento da energia interna de forma harmoniosa, promovendo o equilíbrio e a longevidade, movimentando o corpo de forma contínua e relaxada. A mente deve estar presente e a respiração deve ser natural. O praticante deve sentir o corpo, movimentando-se como um “Taichi” (simbolo do Yin-Yang), de forma natural, usando a mente e não a força bruta. Movimentos suaves e calmos, desenvolvidos para estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (energia Yin eYang). A prática ocasiona um impacto no sistema nervoso e orgânico do corpo.
Existem muitos estilos de Tai Chi Chuan, podem incluir formas com “armas” tais como espada, sabre, bastão ou leque.
Yang Tai Chi Chuan
O estilo tradicional de Yang Tai Chi Chuan é representado pelos guardiões Grão-Mestre Fu Sheng Yuan (8º Dan) e o seu filho Mestre Fu Qing Quan. Actualmente é gerido internacionalmente pela World Yongnian Tai Chi Federation.



Colaboradores: Marta Caires
Horário: Primeira sexta-feira do mês

Palestra e meditação

"Sabe meditar? e sabe Meditar?
Os 5 estágios da Meditação
Meditação é uma ciência que nos permite chegar a uma experiência directa com Deus. É um processo pelo qual a mente é reorientada através do aparelho do pensamento que deve ser treinado e aprender a controlar a mente, permitindo registar o mundo das realidades subjectivas, das percepções, intuições e das ideias abstractas. A maior parte da humanidade que medita, encontra-se na 1ª etapa da Meditação, percorrendo os vários caminhos até Dhyana devido ao seu posicionamento astralino. Com a nova Era podemos e temos todo o potencial para passar-mos á 2ª etapa da Meditação e atingir o seu ultimo caminho, graças á consciencialização.
Venha deliciar-se e embeber-se nas energias da Lei que rege este planeta, Amor-Sabedoria e neste local, onde acorda, facilita, trabalha e une as Almas num propósito Maior." por Marta Caires



Colaboradores: João Palma e Francisco Palma
Horário: Uma vez por mês

Passeios pedestres

Sugere-se que os participantes levem, além de calçado e proteção adequados, água e comida (vegetariana), pois almoçar-se-á durante o percurso.

Grátis para sócios, donativo de 3€ para não sócios.
Seguro incluído (cada participante necessitará de indicar o nome completo e NIF).

Calendário com os Passeios Pedestres para a época 2016/2017 (descarregar)
Próximos passeios:
18 dezembro 2016 - Serra de Monsanto (Lisboa)
15 janeiro 2017 - Parque da Pena
19 fevereiro 2017 - Serras de São Francisco e São Luís
19 março 2017 - Setúbal-Tróia
30 abril 2017 - Lagoa Azul
21 maio 2017 - Coina - Mata da Machada
18 junho 2017 - Sintra - Peninha/Alto do Monge
9 julho 2017 - Fonte da Telha/Lagoa de Albufeira

Blog sobre os passeios pedestres *

* ligação a página exterior ao site da Spn



Colaborador: Francisco Palma
Horário: Terças-feiras às 17h30; sábados às 10h30

Yoga

Excerto do testemunho de um participante:
"As aulas de Yoga na SPN, variante Yoga Swasthya (que significa Saúde) são orientadas pelo Professor/Mestre/Amigo Francisco Palma que é um elemento fundamental, pela sua experiência de 40 anos a dar aulas de Yoga, para que elas produzam efeitos benéficos em cada uma das pessoas (que só cada um poderá testemunhar e experimentar). As aulas estão sistematizadas por forma a cobrir uma variedade de exercícios ao longo do ano e vão sendo adaptadas tendo em consideração o nível de cada um. Sou um iniciante no Yoga, com bastantes limitações e sempre senti um acompanhamento que me tem permitido ir evoluindo gradualmente."



Yoga naturista

Atividade disponibilizada através de parceria com a Federação Portuguesa de Naturismo
Realização das aulas sujeitas a um número mínimo de participantes. Aceitam-se inscrições.

  • Não necessita de conhecimentos anteriores de yoga
  • Material necessário: toalha para cobrir o colchão
  • Para que possa usufruir regularmente desta atividade, será necessário possuir o cartão naturista, que poderá ser requisitado na SPN.

    Excerto do testemunho de um participante:
    "...uma atividade em que a pessoa pode de facto descontrair, sentir-se confortável e em paz, o que pode significar não utilizar qualquer roupa que a constrinja ou eventualmente usar alguma roupa se tal for mais confortável. É o bem-estar pessoal e a saúde, o mais importante."